Aula/Atividade 3
O Brasil:
Título: “Jogo Didático” para fixação de aprendizagem
Disciplina Envolvida: Geografia
Autor: Prof. Antonio Leocadio Cabral Reis

Objetivos:
  • Gerais: Propiciar aos alunos da 6ª. Série (Ensino Fundamental), um melhor entendimento sobre a divisão Estadual e Regional do Brasil, bem como entender o desenvolvimento e a concentração industrial no Sudeste brasileiro e Centro-Sul.
  • Específicos: Localizar os estados brasileiros dentro de um contexto nacional bem como o desenvolvimento econômico de cada região do Brasil.

Justificativa: Ao longo da nossa história, o território brasileiro passou por várias alterações. Desde o tratado de Tordesilhas até a atualidade, foram incluídas áreas como o estado do Acre, excluída a Província da Cisplatina, também alguns estados foram divididos como os estados de Mato Grosso e Goiás. Uma das finalidades do desenvolvimento deste material é mostrar aos alunos a grande extensão territorial do nosso país bem como a localização dos estados e regiões brasileiras.

A industrialização brasileira é um tema dinâmico e sempre atual, causando certo interesse na compreensão do porque da concentração industrial em determinadas áreas do território nacional. O estudo da distribuição territorial da indústria brasileira requer uma retrospectiva histórica desde a colonização até o início do século XX. Resgatar na história as causas desse desenvolvimento regionalizado é um dos objetivos deste trabalho proporcionando aos alunos um melhor entendimento, dessa concentração industrial em determinados estados e mesmo em algumas regiões do país.

Pressupostos Teóricos:
  • A divisão estadual do Brasil
  • As diferentes divisões regionais do Brasil (Oficial do IBGE e a divisão Geoeconômica)
  • A industrialização e a concentração industrial no Brasil

Metodologia:
Recursos:
  • 5 placas de EVA de cerca de 1,2m de comprimento (grossa–2mm ou mais), de cores diferentes;
  • Uma transparência do mapa do Brasil (Divisão Política);
  • Fita durex larga;
  • Estilete;
  • 1 Caneta ponta porosa;
  • Retroprojetor;
  • Embalagens de produtos industrializados.

Confecção do material didático:
Vamos fazer o quebra-cabeça dividido por regiões:
  • 1º. Coloque o retroprojetor sobre uma carteira que esteja bem firme;
  • 2º. Projete a transparência sobre uma parede lisa (de preferência inverta a transparência). Fixe a transparência com durex sobre a tela do retroprojetor, para não mudar de posição;
  • 3º. Na parede, cole uma placa de EVA, de maneira que toda a imagem (de preferência primeiro a Região Norte - a maior) fique inserida dentro da placa. Com a caneta ponta porosa, vá traçando as linhas dos estados da região. CUIDADO: a partir desse momento não poderá mais mexer nem tocar no retroprojetor, senão perderá o encaixe das peças. Faça o mesmo com as outras regiões;
  • 4º. Depois de todo o mapa traçado nas placas, corte com o estilete cada estado. Está pronto o quebra-cabeça. Pode-se colocar o nome de cada Estado nas pelas, escrevendo com caneta ou imprimindo em papel, recortando as tiras e colando sobre as peças respectivas (às vezes faz-se necessário recortes extras para encaixar as regiões).

As Diferentes Atividades onde podemos empregar o material didático:

A Divisão política do Brasil
A Aula:
  • Montagem da Sala:
Organiza-se as cadeiras em círculo e sobre as mesmas distribui-se as peças do quebra-cabeça.

  • A Atividade:
Os alunos entram na sala, pegam as peças e, sob a orientação do professor, começam primeiramente a montar o mapa do Brasil.
Feito isso o professor começa os questionamentos sobre os Estados do Brasil Ex.: Qual o maior e qual o menor estado brasileiro? Quais os estados que possuem litoral? Quais os estados que não possuem litoral? Chamar a atenção sobre os pontos extremos?...

A Atividade Industrial no Brasil
Os Estados mais industrializados
Deve-se solicitar aos alunos que coletem e tragam para o professor, com antecedência, embalagens de produtos industrializados dos mais variados tipos e indústrias. O professor poderá destacar, com caneta marcadora de texto, a cidade e o Estado onde foram fabricados.

A Aula:
  • Montagem da Sala:
Organiza-se as cadeiras em círculo e sobre as mesmas distribui-se as peças do quebra-cabeça. Sob as cadeiras, distribui-se uma certa quantidade de embalagens.

  • A Atividade:
Os alunos entram na sala, pegam as peças e, sob a orientação do professor, começam primeiramente a montar o mapa do Brasil. Depois de montado o mapa, também sob orientação do professor, cada aluno deverá pegar suas embalagens e coloca-las sobre o Estado em que as mesmas foram produzidas. Nota-se que alguns Estados (São Paulo por exemplo) não caberá tudo, então coloca-se as embalagens restantes à sua frente.

Feito isso, o professor começa a instigar as conclusões sobre o que eles estão vendo. Ex.: Qual ou quais os Estados mais industrializados do Brasil? Por que esses Estados são os mais industrializados? Como as mercadorias chegam aos supermercados?...

A Divisão Regional do Brasil
(Divisão Oficial do IBGE e Divisão Geoeconômica)

Monte o mapa do Brasil, dividido nas cinco regiões (Divisão Regional do IBGE). Com uma caneta ponta porosa, trace as linhas que dividem o território brasileiro em 3 Regiões Geoeconômicas.

A Aula:
  • Montagem da Sala:
Organiza-se as cadeiras em círculo e sobre as mesmas distribui-se as peças do quebra-cabeça. Sob as cadeiras.

  • A Atividade:
Os alunos entram na sala, pegam as peças e, sob a orientação do professor, começam primeiramente a montar o mapa do Brasil.

Feito isso, o professor começa os questionamentos. Ex.: Qual a maior Região Brasileira – divisão do IBGE? Qual a região que possui mais estados? Quais as regiões que possui o menor número de estados? Qual a Região mais desenvolvida do Brasil – Divisão do IBGE e Geoeconômica? Qual a região que não possui litoral?... Pode-se, com essa configuração, trabalhar também a Atividade Industrial no Brasil...

Turmas Envolvidas: 6ªs. séries

Avaliação: Oral e escrita dos conteúdos demonstrados

ATENÇÂO: É uma atividade dinâmica e bem divertida, os alunos vão gostar muito... é uma coisa diferente.Foto

Assista a apresentação:
Brasil Divisão Política:
Clic Aqui
Brasil Divisão do IBGE:
Clic Aqui
Brasil Divisão Geopoítica:
Clic Aqui

Versão em .jpg: